Email Marketing Ame-o ou bloqueio?

Categoria: Comportamento Web, Marketing, Web.

Na internet uma das melhores ferramentas de divulgação de um produto, depois do boca a boca claro, são os e-mails markenting. Eles são geralmente disparados para usuários cadastrados ou não em um site, oferecendo serviços e ofertas, porém causam certo desconforto aos usuários em geral.

Outro dia vi uma postagem do meu amigo Sergio (sócio proprietário da empresa AD.Dialeto | Engagement & Performance) que dizia assim:

“Eu curto receber e-mail marketing, mas fico puto quando o assunto não tem nada a ver com o conteúdo. E as ofertas incríveis da semana são as mesmas que recebi na semana passada com o mesmo preço e promoção mudando apenas a arte. Depois reclamam das bases e das conversões.”

E pensei muito em dar a resposta, que por sinal virou esta postagem. E acabei concordando com meu amigo Wesley Adão, quando disse que as pessoas menosprezam este tipo de serviço, levando uma ferramenta de grande alcance, se tornar uma ferramenta de poluição virtual.

Aqui mostro alguns dos fatores que levam a este problema:

  • Falta de filtro, onde já se viu uma mulher receber uma promoção de ferramentas, sem ela estar vinculada a uma data especifica como dia dos pais, totalmente fora da sazonalidade do mercado, ou um homem receber catalogo de roupas femininas;
  • Profissionais que pela falta de um banco de dados com informações de clientes da empresa, compram catálogos de endereços de e-mail reais, para poder distribuir os e-mails sem a assinatura do usuário proprietário da conta;
  • E-MAILS muito bonitos, porém muito pesados causando irritação dos usuários. Ou e-mail mal construídos com links que não levam a lugar algum, outros com imagens destorcidas;
  • Preços “maravilhosos”.  Sim vou citar um exemplo que aconteceu comigo, um dia comprei a coleção do Senhor dos Anéis (DVD) versão estendida, pelo Submarino no valor de R$ 81,00, dias após minha compra recebi um e-mail dizendo de uma super promoção do mesmo box, por R$113,00 , depois baixaram para R$89,00 e hoje está a R$129,90. Agora alguém me explica onde esta a super oferta?
  • E quando vocês se cadastram em uma Newsletter e em vez de receber noticias de uma determinada empresa, acabam mais recebendo spam, que qualquer outra coisa? Fala se não é pra se sentir um idiota!
  • Fora a grande quantidade de e-mail de invasão disfarçada de e-mails comerciais, que após apenas um click, você ganha uma dor de cabeça que pode custar caro;

Ai chega a hora de vender para o cliente a ideia do e-mail marketing, e o que vem a cabeça dele? VAMOS DISPARAR VÁRIOS E-MAILS PRA VENDER MAIS!

 Ahhhh… ERRADO! Não é disparando um monte de e-mails que vão vender mais, ao contrario vão ganhar uma rejeição maior pelo produto oferecido ou pela marca.

Então vamos pensar em boas praticas para disparo de e-mail marketing:

  • Imagens com qualidade média (aproximadamente de 80% a 60% da qualidade original);
  • Procurar usar textos que falem direto com o cliente, sem letras pequenas, com poucas observações;
  • Textos transformados em imagem não são bons só sobrecarregam ainda mais o peso do e-mail, se possível for fuja deste tipo de pratica;
  • Ao programador, procure usar apenas o html puro, fuja sempre que possível do uso do css, pois nem todos os e-mails reconhecem o css, porém algumas vezes seu uso se faz necessário;
  • Procure fugir de palavra como promoção, venda entre outras que sempre levam o e-mail a caixa de spam;
  • Quanto mais, melhor? Não funciona, procure trabalhar com coisas sazonais, para que as pessoas esperem pelo e-mail, em vez de reclamar que é mais um;
  • Antes de um disparo procure validar em todos os tipos de e-mail mais acessados, para ter a certeza que você esta mandando algo de qualidade ao cliente;
  • Todos gostam quando o seu aniversario, data de cadastro, gostos pessoais pesquisados pela empresa, são lembrados na hora de receber um e-mail, mas também não vale descontinho de 5% né gente;
  • Filtrar o publico de usuários que irão receber os e-mails, facilita muito a aproximação com o grupo de usuários desejados pela empresa;
  • Procure mostrar realmente produtos em oferta, pois produtos que oscilam de preço em todo o e-mail marketing mostra o desespero da empresa em se livrar do produto a qualquer custo;
  • Evite a pratica ilegal de compra de informações, pois ela não leva a boas vendas, deixe o usuário procurar os serviços de Newsletter da sua empresa, para ai sim você oferecer este serviço;

Procure oferecer aos seus clientes e usuários sempre o melhor serviço, procure seguir algumas destas dicas passadas a pessoa contratante, para que ela consiga crescer e aumentar o número de clientes, em vez de ter um dos melhores meios de divulgação, de produtos e serviços, bloqueados pelo usuário final.


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2 Respostas de “Email Marketing Ame-o ou bloqueio?”

  1. wesley Disse:

    Salve Samis.

    Texto muito bom.
    Tomará que seja espalhado que seja por muitos e muitos anunciantes e responsáveis pela criações dessas campanhas.

    bjão.
    wesley


  2. Olhos Espanhois Disse:

    Então vamos espalhar Adão!



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